Por desembargador Robson Marques Cury

Tribunal define nomes de três novos desembargadores do TJPR

Legenda

TRIBUNAL DEFINE NOMES DE TRÊS NOVOS DESEMBARGADORES DO TJPR

Também foi escolhido um novo nome para compor a lista tríplice de promoção por merecimento e o preenchimento de vagas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) definiu, na sexta-feira (11/04), o nome de três novos desembargadores para a Corte. Em sessão do Tribunal Pleno, os magistrados Paulo Damas e Givanildo Nogueira Constantinov foram promovidos ao cargo máximo da magistratura estadual pelo critério de antiguidade e o magistrado Márcio José Tokars foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento. As promoções decorrem das aposentadorias dos desembargadores Stewalt Camargo Filho e José Joaquim Guimarães da Costa e do falecimento do desembargador Hamilton Mussi Corrêa. 

Na mesma sessão, o juiz Luciano Campos de Albuquerque foi escolhido, entre 23 candidatos, para integrar a lista tríplice para a próxima promoção a desembargador, seguindo o critério de merecimento, com pontuação média de 98,29. A pontuação é formada a partir da avaliação pelos critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.  

 


 

Eleição de vagas destinadas ao TRE-PR 

Na sessão de sexta-feira, também foi escolhido, por aclamação, o nome do desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto para preencher a vaga de membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A votação decorre do término do mandato do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, previsto para o dia 23 de julho de 2025. 

Foi ainda realizado o preenchimento de duas vagas de juízes de Direito como membros efetivos do TRE-PR, tendo em vista, respectivamente, o término dos mandatos do juiz Anderson Ricardo Fogaça e juiz Guilherme Frederico Hernandes Denz, que ocorrerão em julho de 2025. Foram eleitos, em segundo escrutínio, os magistrados Osvaldo Canela Junior, que recebeu 57 votos, e a juíza Vanessa Jamus Marchi, também com 57 votos.  

Também foram indicados dois magistrados para o preenchimento de duas vagas de juízes de Direito como membros substituto do TRE-PR. Foram eleitas a juíza Sandra Bauermann, com 59 votos e a juíza Adriana de Lourdes Simette, com 53 votos.  

Na mesma sessão foi realizada ainda a complementação de lista tríplice de advogados para o preenchimento de uma vaga de membro substituto do TRE-PR. O advogado Alessandro Agnolin foi eleito para a vaga com 85 votos. 

Como última pauta da sessão, foi efetuada a formação de lista tríplice de advogados para o preenchimento de uma vaga de membro efetivo do TRE-PR. Foram eleitos os advogados Roberto Aurichio Junior, com 85 votos, Andrey Marzanatti Bornia, com 62 votos e Everton Jonir Fagundes Menengola, com 54 votos.